10 benefícios do e-elearning

Fonte: RH.com
http://www.rh.com.br

Por: Patrícia Bispo

Ao contrário do que muitos ainda acreditam, adquirir novos conhecimentos não mais se restringe recorrer às metodologias de ensino tradicionais, onde mestre e aluno precisam estar frete a frente para que ocorra a disseminação da aprendizagem. Graças à tecnologia, por exemplo, é possível participar de cursos, treinamentos, seminários, conferências e até mesmo congressos sem sair do local de trabalho ou do conforto do lar. São os chamados eventos que ocorrem à distância, onde a internet serve de ponto de ligação entre o ensino e a pessoa interessada em adquirir novas competências, sejam técnicas ou comportamentais. Confira abaixo algumas das vantagens que o ensino à distância oferece.

1 – Geralmente, o ambiente virtual é atraente e oferece recursos que normalmente não estão disponíveis em um evento presencial como, por exemplo, congelar a apresentação, retroceder e adiantar.

2 – Ao utilizar a tecnologia como ferramenta de aprendizado, a pessoa quebra paradigmas e se habitua a enfrentar o novo. Isso é uma forma de sair da chamada zona de conforto.

3 – Quando alguém utiliza o ensino à distância pela primeira vez, observa que o mundo virtual não é uma ferramenta tão complexa quanto se imagina. Isso faz com que os profissionais sintam-se estimulados a utilizarem outros recursos que muitas vezes estão ao seu alcance, mas que por receio de utilizá-los de forma errada preferem manter-se longe .

4 – Há quem diga que não participará de um determinado evento, porque só encontrará pessoas bem mais jovens e que se sentirá um peixe “fora d’água”. O ensino à distância é democrático, pois permite que pessoas de várias faias etárias, regiões, culturas participem de um processo de aprendizagem, sem que se sintam deslocadas.

5 – O e-learning não isola as pessoas, pelo contrário. Hoje, muitos ventos abrem espaço para fóruns on-line, onde os participantes deixam seus comentários, apresentam suas dúvidas sobre o que foi apresentado, trocam ideias e ainda têm a oportunidade de ampliar a rede de relacionamento.

6 – Através do e-learning, os participantes passam a ter mais facilidade para acompanhar as mudanças impostas pela globalização, que a cada minuto dissemina informações novas e em uma velocidade cada vez maior.

7 – O participante do evento não precisa ter gastos com hospedagem e passagens, porque quando se participa de um evento à distância a pessoa pode cumprir sua carga horária no trabalho, em casa ou em qualquer local com acesso à internet.

8 – Uma empresa que adota o ensino à distância consegue ter uma abrangência de público significativa, sem deixar de mencionar a redução de custos. Supondo que um departamento precise participar de um seminário sobre competências comportamentais, não será preciso que todos os funcionários se desloquem para outro ambiente. Na própria empresa, os colaboradores podem participar do evento sem nem sair da própria mesa de trabalho.

9 – Como as pessoas estão com o tempo escasso e nem sempre consegue licença para se ausentarem do ambiente de trabalho, o e-learning cai como uma luva, pois não é preciso deixar de cumprir suas atividades laborais.

10 – Empresas reconhecidas no mercado e que utilizam o e-learning para promover eventos, geralmente oferecem certificado com carga horária. Ou seja, ao participar de um evento como esse, o participante pode comprovar sua participação e incluir o evento em seu currículo.