A Importância das Configurações

Semanalmente liberamos atualizações, nelas, disponibilizamos novos processos, cadastros, configurações, entre outros. Essas atualizações são de suma importância para o desenvolvimento das tarefas diárias. Dessa maneira é necessário ter um cuidado especial quanto a configuração dessas rotinas, são elas que definem o tratamento dos dados que são informados para as obrigações legais acessórias.

Citando um exemplo, em tempos de SPED Fiscal e SPED Pis/Cofins, é a utilização da referência e da classificação fiscal / NCM no cadastro dos produtos, peça fundamental para a geração dos arquivos, onde o programa validador e assinador (PVA), não aceita produtos sem classificação fiscal e/ou sem referência, dessa forma observa-se a obrigatoriedade do preenchimento destes dois campos. Primeiro procedimento a ser conferido, é no módulo Gerenciador de Empresas, em “Configurações Gerais da Empresa”, campo utiliza referência e utiliza classificação fiscal / NCM, devem estar marcadas como SIM, para que estes campos sejam habilitados no cadastro de produtos. A partir disso é habilitado os campos para o preenchimento.

Além do PVA, o Questor também têm a necessidade de que estas informações estejam corretas, são necessárias para a geração das obrigações legais acessórias. A configuração da utilização da referência e da classificação fiscal / NCM, para o cadastro dos produtos foi um exemplo, como ela, existem várias outras configurações importantes, que devem ser acompanhadas com muita atenção e mantidas atualizadas constantemente.

Luís Fernando Käfer

Equipe Questor