SPED CONTÁBIL X FCONT

Plano de Contas Referencial

Muitos clientes estão entregando o FCONT e encontrando dificuldades para atualizar o plano referencial da Receita Federal. O prazo até o último dia útil de junho de 2012 tem pressionado as empresas, e para atender os parâmetros do programa FCONT e SPED Contábil, descreveremos a forma de atualização para tornar simples esta rotina. Esta atualização poupa o usuário de conferir conta-a-conta, sendo prática e rápida.

* Primeiro Passo:
Localizar o” FCONT 2012″ em C: Arquivos de ProgramasProgramas SPED SPEDFCONT 2012, que é geralmente onde o próprio programa instala-se.
Localizar dentro da pasta “SPEDFCONT 2012”, uma pasta denominada “tabelasexternas”, e dentro desta, o documento “contasref-SRF”.
Abrir este documento, e deletar a primeira linha que terá a descrição “versao=3.0”.
Salvar o documento.

* Segundo Passo:
Abrir o Módulo Contábil do Questor
Em Utilitários/ Banco de Dados/ Configurador de Leiaute de importação/exportação.
Ctrl + N para um novo leiaute, selecionando PlanoContasRFB(nCtb) e selecionar “Sim”.
No primeiro tópico “ PlanoContasRFB (nCtb), á direita, nas Configurações, selecionar EhVariavel, que abrirá a seleção Delimitador, onde será alterado de #0 para aspas duplas (“), e no campo Separador, inserimos ponto-e-vírgula (;)

* Terceiro passo:
Ctrl+L para Abrir Arquivo Modelo ( no caso, configuraremos o leiaute conforme o arquivo do plano da Receita Federal). Selecionar o arquivo salvo no primeiro passo.
Selecionar CODIGOCONTA e excluir. O sistema sugere automaticamente o código da conta.
Em CLASSIFCONTA, Configurações – Coluna inserir 1
Em DESCRCONTA, Configurações – Coluna inserir 2
Salvar Leiaute (CTRL+S).

* Quarto Passo:
Em Utilitários/ Banco de Dados/ Importação, inserir o Leiaute salvo no Terceiro Passo no campo Leiaute.
No campo Arquivo, inserir o Arquivo salvo no Primeiro Passo.
Permitir erros “ Não”.
Executar Validação Final “Sim”.
E executar (F9).

– Se optar por importar o Plano Referencial disponibilizado pela Receita Federal do Brasil para o Questor, primeira mente deve ser “excluído” todo o Plano Referencial já existente no Questor, caso contrário ocorrerá duplicidade;

– Importando o Plano novamente, vale ressaltar que o usuário terá que refazer toda a referencia do Plano de contas da Empresa x Plano Referencial Importado;

– Se o usuário optar por apenas incluir as contas novas do Plano Referencial, não terá a necessidade de importar novamente e assim caberá ao cliente apenas referenciar as novas contas cadastradas;

O registro I051 não é obrigatório para EDC e sim opcional, porém para FCONT é obrigatório. E uma vez referenciado, deve observar a correta referenciação para evitar erros no momento da validação de ambos.

Após executados os passos, deve-se relacionar o plano de contas padrão ou específico com o da RFB, em Cadastros / Plano de Contas Padrão / Relacionar Plano Padrão / Plano Referencial.
No sistema questor a atualização do plano referencial dentro do sistema , é de obrigatoriedade do cliente.

Portanto sugerimos que antes de executar o processo, seja analisada a melhor alternativa, onde a melhor alternativa sempre é a que o usuário entender como mais eficaz.

Em caso de dúvidas ou dificuldades no processo, favor entrar em contato com o Suporte!