Taxa SELIC

Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, Taxa SELIC, é o índice expresso na forma anual dos 252 dias uteis, de taxas de juros básicas utilizadas pela política monetária brasileira. A SELIC é a taxa media dos volumes das operações de financiamento de um dia dos títulos públicos do estado federal. As metas para as taxas SELIC são definidas oito vezes por ano, pelo sistema de Comitê da Politica Monetária (COPOM) que por sua vez define a taxa mensal, referida.

Segundo o Banco Central do Brasil, o conceito da taxa SELIC é:

“taxa apurada no Selic, obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas. Esclarecemos que, neste caso, as operações compromissadas são operações de venda de títulos com compromisso de recompra assumido pelo vendedor, concomitante com compromisso de revenda assumido pelo comprador, para liquidação no dia útil seguinte. Ressaltamos, ainda, que estão aptas a realizar operações compromissadas, por um dia útil, fundamentalmente as instituições financeiras habilitadas, tais como bancos, caixas econômicas, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários”.

A taxa SELIC é medida diariamente e utilizada frequentemente por bancos e pelo governo brasileiro, a fim de realizar empréstimos de curto prazo, entre bancos e governo e pagamento de dividas.

Para o comércio uma das funções do SELIC é controlar a inflação brasileira, dessa forma irá segurar os preços de produtos comercializados no Brasil a preços baixos, em contra partida também podem segurar ou não um investimento que o comércio poderia realizar, quando o mesmo realiza aquisição de empréstimos corrigidos pela taxa SELIC. Outra função da taxa SELIC bastante utilizada no comércio é o percentual dos juros de taxas e impostos públicos em atraso, no qual é calculado o valor dos juros a partir da taxa SELIC mensal.

O sistema Questor utiliza essas taxas para “recalcular” automaticamente os juros dos impostos em atraso, basta informar a taxa mensal no cadastro de moedas, localizada no menu: Cadastro/moedas e indexadores/moedas – indexadores, nesse menu deve ser informado o código da moeda, a competência e a taxa mensal. O Sistema Questor ainda disponibiliza para seus usuários uma opção de incluir automaticamente as taxas da SELIC que são disponibilizadas no site da Banco Central do Brasil. Clicando no Ícone, presente no menu :cadastro cotações da moeda/indexadores.“Buscar Dados SELIC/Fonte Banco Central (F6)”, esse ícone, além de atualizar a taxa do mês irá confrontar as taxas lançadas anteriormente para verificar se estão cadastradas corretamente, conforme o site.

 

Fonte: Banco Central do Brasil. Descrição da Taxa SELIC.