Importação do Bloco H do Arquivo Sped Fiscal

A importação do Bloco H (Registro de Inventário) pode ser feita através da importação do Arquivo SPED Fiscal no sistema.

O primeiro passo é possuir a configuração da empresa no módulo Inventário do Questor. Para configurar a empresa acesse o menu Configurações/Configuração da Empresa.

 A primeira definição é o número de casas decimais necessárias para o Custo Unitário e Quantidade, que depende da necessidade dos registros do cliente.

 Para o campo Detalhar ICMS a Recuperar por Item – Informe Sim para além da quantidade e custo o sistema solicitar o valor do ICMS a recuperar a cada produto do estoque. Informe Não para ignorar. Lembramos que essa configuração somente deve ser igual a Sim quando o Usuário desejar destacar no Livro de Inventário o valor do ICMS a recuperar de cada produto do estoque. O sistema permite, no momento da impressão do Livro de Inventário, lançar o valor total do ICMS a recuperar do período.

Para o Campo Detalhar PIS/COFINS a Recuperar por Item – Informe Sim para além da quantidade e custo o sistema solicitar o valor do PIS e COFINS não cumulativos cada produto do estoque. Informe Não para ignorar. Lembramos que essa configuração somente deve ser igual a Sim quando o Usuário desejar destacar no Livro de Inventário o valor do PIS e COFINS não cumulativo de cada produto do estoque. O sistema permite, no momento da impressão do Livro de Inventário, lançar o valor total do PIS e COFINS não cumulativo do período.

Para o campo Período de Inventário – Deve-se informar qual é a periodicidade do inventário: mensal, trimestral ou anual.

teste

A importação do arquivo segue no módulo Fiscal no menu Arquivos/Federais/Importar SPED Fiscal, deve-se importar apenas o Bloco H contido no arquivo, sendo assim todos os demais blocos devem estar assinalados para não importar. A data nos parâmetros de importação deve ser o período a que se refere o inventário, a data em que deve constar a movimentação dos registros, por exemplo, quando inventário anual, ao importar deve-se informar a data para importação como 01/12/2013 à 31/12/2013.

teste1

Após importar os registros acesse o módulo Inventário para verificar a movimentação importada, no menu Movimentos/Lançamentos do Inventário.

teste 2

Também é importada a informação de propriedade do estoque, para que a informação seja carregada de forma completa, no arquivo SPED Fiscal deve conter a informação da conta contábil no registro H010.

Após as devidas conferências é possível estar gerando o Livro de Inventário pelo menu Relatórios/Movimentos/Livro de Inventário.

Para correta geração do SPED Fiscal com informação sobre os registros de inventário é necessário informar SIM no campo de geração, informar o período do registro e o motivo do inventário.

Fonte: Questor Sistemas