Utilitário – Correções Diversas

No módulo Gerenciador de Empresas do Sistema Questor existe uma ferramenta pouco conhecida pelos usuários do sistema que é o utilitário de correções diversas, o qual pode corrigir diversas situações na base do cliente sem precisar executar comandos ou qualquer alterações mais complexas.

O menu está disponível em Utilitários/Correções Diversas:

1

Através do menu é possível executar diversas rotinas:

2

Abaixo segue a descrição do que cada rotina realiza de manutenção no sistema:

1) Acerto do campo Contribuinte de ICMS nas Saídas: realiza acerto no campo Contribuinte de ICMS nas saídas do módulo Fiscal, verificando se o Cliente tem a inscrição estadual diferente de ISENTO.

2) Acerto do campo Alíquota ICMS (Zerar) nas Entradas e Saídas para Isentas e Outras: realiza acerto no campo da alíquota do ICMS nas entradas e saídas do módulo Fiscal, zerando esta alíquota quando não tiver base de cálculo, ou seja, quando o lançamento tiver apenas valores de isentas e outras.

3) Acerto da variável VlrContabil na Apuração dos Impostos Federais: realiza acerto na configuração para apuração dos impostos do módulo Fiscal, verificando se a natureza em questão apura ICMS substitui a variável vlrContabil para vlrContICMS, ou se apurar ISS substitui a variável vlrContabil para vlrContISS.

4) Acerto da variável VlrContabil nas Regras das Naturezas: realiza acerto nas regras vinculadas na natureza (acumuladores) do módulo Fiscal, verificando se a natureza em questão apura ICMS substitui a variável vlrContabil para vlrContICMS, ou se apurar ISS substitui a variável vlrContabil para vlrContISS.

5) Acerto do campo Estado de Origem nas Entradas e Saídas somente para Transportes: realiza acerto no campo Estado de Origem nas Entradas e Saídas do módulo Fiscal, verificando se a natureza em questão é de transporte, senão, este campo deve ser nulo.

6) Acerto das Saídas de ISS que estão como ICMS: realiza acerto nas Entradas e Saídas no módulo Fiscal, referente ao tipo do imposto, verificando se a natureza em questão é ISS e foi lançada como ICMS.

7) Acerto da variável VlrContabil nas Tabelas Contábeis: realiza acerto nas regras das tabelas contábeis do módulo Fiscal, verificando se a natureza em questão apura ICMS substitui a variável vlrContabil para vlrContICMS, ou se apurar ISS substitui a variável vlrContabil para vlrContISS.

8) Acerto Tipo Transf./Data Transf.(Históricos de Locais/Filiais): Em alguns casos de conversões o campo Tipo de Transferência poderia estar com valor incorreto ocasionando problemas.

9) Acerto Provisões após Demissão: Exclui as provisões de meses após a rescisão do funcionário, exceto no mês do pagamento da rescisão complementar, caso a mesma exista.

10) Acerto dos Históricos(Cargo, Escala, Local, Salário): Nas conversões foram encontrados alguns casos com a Data do Histórico inferior a Data de Admissão, neste caso são revisados e atualizados para a data da admissão (Locais/Filiais, Cargos, Escalas, Salários e Adicionais.

15) Excluir Contas Sintéticas dos Saldos Contábeis: Nas importações de dados que foram gerados os lançamentos contábeis e houve a necessidade de utilizar o troca plano podem terem sido gerados valores na tabela de saldos contábeis para contas sintéticas e estas informações geram distorções no arquivo do SPED Contábil. A finalidade desta rotina é corrigir estes registros, excluindo-os da tabela de saldos.

ATENÇÃO!!! É muito importante o usuário saber que essas rotinas são irreversíveis, não há como cancelar o processo feito. Serão alterados todos os registros da tabela correspondente e não há como filtrar por períodos.

Fonte: Equipe Questor