NT nr.014/2017 – eSocial – Saneamento dos Dados

Prezado Cliente,

Com a aproximação do ambiente de produção restrita para a Agosto/2017 e o início do eSocial para Janeiro/2018, conforme prevê o Art. 1°, incisos I e II e Art. 3° da Resolução Comitê

Diretivo do eSocial n° 2, de 30 de agosto de 2016 (DOU de 31/08/2016), reproduzida abaixo:

Nossa equipe do eSocial realizou diversos levantamentos estatísticos, por amostragem, principalmente da execução dos processos de saneamento dos dados necessários para o eSocial.

Como estes levantamentos apresentaram um percentual muito aquém do ideal, vimos por bem ALERTAR da importância da execução, o quanto antes, deste primeiro passo, para o sucesso do envio de suas informações.

Para auxiliá-lo neste importante processo disponibilizamos TREINAMENTOS EAD’s, Tutoriais e vídeos curtos, para cada evento do eSocial em nossa biblioteca virtual, para que sua equipe tenha o conhecimento adicional necessário, neste primeiro momento.

Caso existam dúvidas referentes a quais empresas da sua base de dados estão obrigadas a participar do eSocial e qual época, dispomos do relatório Demonstrativo Mensal de Faturamento – Gráfico este relatório fica disponível em nosso modulo Fiscal:

Para gerá-lo acesse o menu: Relatórios \ Fiscais \ Faturamento \ Demonstrativo Mensal de Faturamento – Gráfico.

Para sua correta demonstração o usuário deve acessar o menu (Cadastro/Naturezas/Regras Fiscais), realizar a configuração das naturezas (CFOP) de faturamento, usando a operação 501 – Faturamento Federal e definindo nas regras se a nota fiscal é venda ou prestação de serviço.

Para os usuários que realizam lançamentos de faturamento usando F100 – Demais Documentos ou F200 – Venda Imobiliária é preciso marcar o campo: Entra no Faturamento, dos respectivos registros.

Resolução Comitê Diretivo do eSocial n° 2, de 30 de agosto de 2016

(DOU de 31/08/2016)

Art. 1° Conforme disposto no Decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014, a implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) se dará de acordo com o cronograma definido nesta Resolução.

Art. 2° O início da obrigatoriedade de utilização do eSocial dar–se–á:

I – em 1° de janeiro de 2018, para os empregadores e contribuintes com faturamento no ano de 2016 acima de R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões de reais); e

II – em 1° de julho de 2018, para os demais empregadores e contribuintes.

Parágrafo único. Fica dispensada a prestação das informações dos eventos relativos a saúde e segurança do trabalhador (SST) nos 6 (seis) primeiros meses depois das datas de início da obrigatoriedade de que trata o caput.

Art. 3° Até 1° de julho de 2017, será disponibilizado aos empregadores e contribuintes ambiente de produção restrito com vistas ao aperfeiçoamento do sistema.

Atenciosamente

Equipe Questor

Questor Sistemas Inteligentes