Você já deu o Start no eSocial - blog

Você já deu o Start no eSocial?

Com a aproximação do start do eSocial em Janeiro/2018 para empresas com faturamento acima de 78 milhões, temos menos de 5 meses para realizar o saneamento completo dos dados destas empresas. Porém, logo em seguida, em menos de 1 ano o eSocial será obrigatório para todas as empresas, independente de faturamento.

Atualmente converso com diversas pessoas e estive observando que muitas delas ainda não estão confiantes com a entrada do eSocial. Outras, afirmam que o eSocial não entrará em vigor em janeiro/2018. Ainda, aquelas que acreditam que o Software que utilizam é completo e simples, que basta clicar em um botão e tudo será realizado automaticamente.

Em outra realidade, estão os que já conhecem até os códigos de ocorrência do eSocial em rejeição de arquivos, por estar participando do ambiente de testes e conseguindo em tempo hábil se familiarizar com esta nova declaração, o maior dos SPED’s.

Com todos os dados necessários preenchidos, seu arquivo é enviado ao eSocial através de um envelopamento de LOTES que recebem até 50 arquivos XML’s separados por grupos, sendo eles:

1 – Eventos de Tabelas

2 – Eventos Não Periódicos

3 – Eventos Periódicos

Neste momento, seus XML’s passam por uma segunda validação que consolida se os dados declarados são dados corretos como, por exemplo:

No envio do evento S-1005 – Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos, temos a informação dos campos que carregam valores de RAT, FAP e o Fap Ajustado. Se você informar um valor neste campo e efetivamente preencher os dados, uma auditoria vai entender que o arquivo está correto. Por exemplo, vamos dizer que o percentual do FAP não carrega o valor correto, somente com a TRANSMISSÃO do arquivo ao ambiente NACIONAL você tem a certeza que seu dado foi validado e o eSocial retorna a resposta para você como: 201 – Lote processado com Sucesso.

Sabemos que nos dias atuais realizamos diversas atividades ao mesmo tempo, tornando o dia a dia de um contador corrido e sem tempo. Pensando nisso, colocamos as validações do leiaute na entrada dos dados no Questor Gestão Contábil.

Com isso, há a garantia que se o respectivo campo está como obrigatório, é porque deve ser preenchido. Além disso, o eSocial transmitirá diversas informações de cadastros antigos, servindo de amparo no momento do Saneamento dos Dados – desenvolvemos auditorias que detalham erros e avisos. Desta forma, você tem um auditor ao seu lado em tempo real.

Como sabemos, tudo que é NOVO precisa de um cuidado maior. Nossa equipe está preparada para lhe acompanhar nesta nova etapa do mundo da contabilidade! Preparamos tutoriais, webinar e uma rica biblioteca de vídeos, para auxiliar clientes nos saneamento dos dados e na explicação cautelosa de cada evento.  Aos não clientes, desenvolvemos um Guia do eSocial – Grátis, faça o download no link: http://conteudos.questor.com.br/guia-esocial.

Até agora falamos muito sobre saneamento de dados, envio de arquivos e ambiente de testes. Mas pergunto: você já respondeu as seguintes perguntas na sua empresa ou com sua equipe?

  • Qual o faturamento da nossa empresa em 2016?
  • Temos um Responsável pelo eSocial na empresa ou escritório?
  • Como vamos realizar o saneamento dos dados?
  • Vamos adaptar nosso procedimento de Admissão, Rescisão e Aviso Prévio?
  • Realizamos contratação de Produtor Rural com Processo Liminar?
  • Contratamos Prestadores de Serviço e temos todos os dados necessários para o preenchimento da lotação tributária?
  • Revisamos nossos processos internos?
  • Processamos a Folha de Pagamento em todas as filiais pelo mesmo software?
  • Como vamos organizar o Fechamento do Cartão Ponto?

Se escritório de contabilidade:

  • Como vamos proceder com admissões retroativas e rescisões fora do prazo? Isso existe em nossa corporação?
  • Reunimos nossos clientes e explicamos o que é o eSocial?
  • Elaboramos passo a passo para orientar nossos clientes de como proceder em cada processo?
  • Revisei todos meus processos judiciais e administrativos?
  • Alterações Cadastrais e Contratuais, devem ser realizadas nas datas da efetiva ocorrência?

Participar da produção restrita preciso realizar alguma coisa? Sim.

É necessário organizar sua empresa, realizar a mudança de cultura nos setores internos e externos, saneamento de dados, capacitar as equipes, implantar novos procedimentos, caso identifique alguma falha no processo, e ter um software de qualidade que lhe auxilie de forma funcional, que trabalhe automaticamente sem severas mudanças na forma de realizar as rotinas.

Nós da Questor Sistemas, pensando em automatizar os processos de nossos clientes e trazer a redução de horas trabalhadas. Ao elaborarmos os arquivos XML’s, realizamos a validação dos dados existentes nos mesmos. Desta forma, seus arquivos somente serão recepcionados pelo eSocial (ambiente de testes pré-produção) se estiverem de acordo regras de validação proposta pelo leiaute em vigor (2.2.02). Em caso de inconsistência, você será avisado para proceder com o ajuste e realizar o reenvio.

Vejam que os questionamentos são vários, pois, no momento que você começar a implantar o eSocial, irá verificar que é preciso se organizar. Neste momento de implantação e testes, quando ocorre alguma inconsistência, é necessária uma equipe qualificada para lhe atender, tutorias e vídeos curtos para auxiliar as pessoas no momento da transmissão dos arquivos.  Nós temos isso e muito mais! Solicite um contato clicando AQUI e saiba como podemos lhe ajudar!

 

Tatiana Fatima Golfe/Especialista em eSocial