Nota Técnica nr 27/2017 – Captura CND Inscrição Federal

A certidão da Receita Federal/PGFN – Pessoa Jurídica está passando por manutenções nos processos de captura realizados pelo Questor CND. Devido a bloqueios e validações de segurança efetuados pelo site da Receita Federal, nossa aplicação tem encontrado empecílios para realizar a captura da mesma, prejudicando o processo habitual.

Estamos buscando novas tecnologias que se relacionem melhor com o site para solucionar a situação o mais rápido possível. Salientamos que esse é um problema exclusivo da Certidão Receita Federal/PGFN – Pessoa Jurídica, as demais certidões estão sendo emitidas normalmente.

Como alternativa, o cliente poderá configurar a certidão e–CAC – Situação Fiscal que efetua a consulta do contribuinte diretamente no e–CAC. Esse portal não disponibiliza a Certidão do contribuinte, mas sim, a situação tributária atual.

Para realizar a configuração dentro do Questor CND, deve-se acessar o menu: Configurações (representado pelas engrenagens) > Tipos de Documentos > CND. Na categoria ‘Federal’, inserir um novo tipo de documento, selecionando o controle ‘Automático’ e o tipo de certidão ‘e-CAC – Situação Fiscal’.

Em seguida, no menu: CND > Config. Empresas essa certidão deve ser acrescentada à configuração do clientes que necessitarem dessa captura, onde deverá ser informado o Código de Acesso e Senha de cada CNPJ. Salvando essa configuração a aplicação enviará a certidão para a lista de espera e efetuará a primeira captura.

Atenciosamente,

Questor Sistemas