Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre, Qualificação Cadastral e a Fase II do eSocial.

Qualificação Cadastral e a Fase II do eSocial.

A transmissão de eventos para o eSocial já começou para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões em 2016, declaradas ao FISCO através do ECF ano base 2016.
Empresas enquadradas neste grupo inicial, que ao enviar ao eSocial o evento S-1000 estejam recebendo a mensagem de erro “401-O evento só será aceito após a data de início da obrigatoriedade do empregador no eSocial” deverão enviar a contestação diretamente no portal web do eSocial na opção:

1 – Acessar: Serviços \ Contato:

Acessar-serviços

2 – Acessar: Empresas \ Contestação de Obrigatoriedade ao eSocial:

Acessar-contestação

3 – Redigir a Contestação:

e-mail-contestação

ou através do portal, para que o caso seja avaliado individualmente.

Para as empresas que até o dia 07/02/2018 não realizaram a transmissão do evento S-1000 os entes participes do eSocial dispararam uma mensagem no portal do e-Cac alertando e notificando as mesmas que se enquadram no primeiro grupo de envio.

Quem precisa?

Nesta primeira fase aproximadamente 15 mil empresas estão obrigadas a transmitir seus arquivos Iniciais e de Tabela até o dia 28/02/2018 e, segundo levantamentos fornecidos pelo portal Convergência Digital ao entrevistar o coordenador do eSocial o Sr. José Maia, deste total até o momento foram recepcionados 2831 empresa com sucesso, 796 tentaram enviar mas estão com alguma inconsistência e a parcela mais significativa das empresas, por algum motivo, não tentaram enviar ainda.

As empresas enquadradas, a partir de 01 de Março 2018 deverão, obrigatoriamente, enviar os eventos não periódicos, neles temos os eventos S-2200 – Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador e S-2300 – Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário – Início. Para a recepção destes eventos é necessário ter ocorrido o primeiro passo que é o envio dos eventos de tabela: S-1000,S-1005,S-1020,S-1030,S-1040 (opcional), S-1050, S-1070 e S-1080.

Após este primeiro passo, para realizar a transmissão dos eventos S-2200 e S-2300 é necessário que a Qualificação Cadastral esteja realizada, CADASTROS COM PENDÊNCIAS NÃO SERÃO RECEPCIONADOS PELO eSocial exceto para trabalhadores em que o grupo afastamento estiver preenchido, sendo assim a empresa que desejar obter sucesso nesta próxima etapa deverá impreterivelmente finalizar Qualificação Cadastral.

Os cadastros que ficarem com alguma pendência no eSocial impedirão a geração de qualquer solicitação referente à admissão, cálculo de férias, rescisão, folha, encargos, afastamentos, entre outros.

Além da qualificação cadastral existe a necessidade que o trabalhador esteja relacionado em um CEP condizente com o endereço declarado, pois caso não esteja, o evento também não será recepcionado. As empresas que não realizaram o recadastramento dos empregados devem ter atenção especial com este campo para não ter surpresas em suas declarações.

Dica Questor

Uma dica que nós da Questor podemos repassar para as empresas, está vinculada com o processo de contratação, seria de extrema importância revisar a documentação solicitada na entrevista com o candidato ou até mesmo no cadastro do currículo no bando de dados das empresas, se nestes cadastros os dados já existirem e forem os dados obrigatórios pelo eSocial, um dos passos que é o envio do evento S-2200 será descomplicado e sem surpresas.

Outro ponto importante seria a utilização do evento S-2190 – Admissão de Trabalhador – Registro Preliminar este evento é opcional, deve ser utilizado quando não for possível enviar todas as informações do evento “S-2200 – Cadastramento Inicial e Admissão/Ingresso de Trabalhador” até o final do dia imediatamente anterior ao do início da respectiva prestação do serviço. Para tanto, deve ser informado: CNPJ/CPF do empregador, CPF do trabalhador, data de nascimento e data de admissão do empregado. É imprescindível o envio posterior do evento S-2200 para complementar as informações da admissão e regularizar o registro do empregado.

Confira o tutorial sobre o cadastro do evento S-2190 disponibilizado pelo Questor AQUI.

Sabemos que o eSocial controla alterações e retificações, sendo assim toda a vez que a empesa apresentar uma informação ao eSocial e necessite retificar a mesma informando um recibo já declarado, estará informando isso ao eSocial.

O processo de qualificação cadastral no produto Gestão Contábil tem início quando a empresa emite o arquivo de remessa no módulo Folha de Pagamento pelo seguinte caminho: Arquivos \ eSocial \ eSocial – Qualificação Cadastral, Arquivos \ eSocial \ eSocial – Qualificação Cadastral em Lote e Consultas \ Qualificação Cadastral.

Disponibilizamos um tutorial sobre a Qualificação Cadastral, além de vídeos em nossa CCQ (Central do Cliente Questor) na opção Bliblioteca Virtual \ Folha de Pagamento, ou através dos seguintes link’s:

Qualificação Cadastral

http://central.questor.com.br/?r=bibliotecavirtual/video/visualizar&video=246

Consulta Qualificação Cadastral

http://central.questor.com.br/?r=bibliotecavirtual/video/visualizar&video=280

Confira o cronograma de implantação do eSocial:

Etapas esocial
Etapas esocial

Referência: Convergência Digital

 

Ficou com alguma dúvida? Nós da Questor temos as respostas! Solicite contato que nós vamos te ajudar, proximidade e pessoalidade estão no nosso DNA!

solicite-contato

 

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *