NT 31/2018 – Nota Orientativa N 06/2018

Prezado Cliente!
No dia 02/05/2018 foi publicado no portal do eSocial na parte Documentação, a Nota Orientativa N° 06/2018 com orientações sobre o envio dos eventos periódicos das grandes empresas bem como a alteração do leiaute para 2.4.02.

O web service estará disponível para recebimento dos eventos periódicos apenas a partir de 08 de maio. A partir desta fase, o eSocial utilizará a versão 2.4.02 do leiaute, incluindo os ajustes constantes nas Notas Técnicas nº 01, 02 e 03.

Assim, nesta fase, devem ser informados:
a) todos os fatos geradores (remuneração) ocorridos a partir de 1º de maio de 2018;
b) todos os pagamentos ocorridos em maio de 2018, mesmo que se refiram a meses anteriores.

A folha de abril não será informada no eSocial. Todavia, caso o pagamento aos trabalhadores se dê durante o mês de maio, a empresa deverá informá-lo por meio do evento S–1210, lembrando que o prazo de envio do evento S–1210 é até o dia 07 do mês seguinte , antecipa-se o envio deste evento para o dia útil imediatamente anterior quando não houver expediente bancário.

Por conta do regime de caixa, os pagamentos efetuados durante o mês de maio, ainda que se refiram a competências anteriores, deverão ser informados no eSocial. Em caso de dúvidas consulte o item S–1210 – Pagamentos de Rendimentos do Trabalho, do MOS – Manual de Orientação do eSocial

Caso haja desligamento entre 1º e 07 de maio, o evento de desligamento (S–2299 ou S–2399) deverá ser enviado a partir do dia 08, incluindo as informações de verbas rescisórias (grupo verbasResc).

IMPORTANTE: PEDIMOS ATENÇÃO ESPECIAL AS RESCISÕES, com tudo a cada envio recebemos um retorno do eSocial, em especial aos eventos de desligamento (S–2299 ou S–2399) recebemos o retorno do S–5001, os quais DEVEM SER CONFERIDOS para verificar se a Contribuição Previdenciária foi descontada corretamente, pois se foi descontado valor incorreto o eSocial irá apontar, e ai o usuário terá tempo hábil para realizar os ajustes necessários.

A partir da versão 18.4.2 teremos uma consulta personalizada para auxiliar nesta conferencia.

A baixo segue orientações sobre os procedimentos a serem realizados para alteração de leiaute dentro do Questor Sistemas:
1° – Realizar a alteração da Versão Leiaute eSocial para versão 2.4.02, em: Configurações / Opções Gerais;
2° – Realizar logoff em todos os módulos do sistema que estiverem aberto, isto inclui o web service do eSocial.

Para maiores esclarecimentos, contatar nosso Suporte pelos canais de atendimento.

Atenciosamente,
Equipe Questor Sistemas

Fonte:  https://portal.esocial.gov.br/noticias/entes-esclarecem-as-principais-duvidas-sobre-os-eventos-periódicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *