Confira 5 estratégias para atrair clientes para seu escritório!

Atrair clientes: Ímã atraindo pessoas

Você quer atrair clientes e ver seu negócio crescer? Ampliar a carteira de empresas atendidas pelo seu escritório contábil é o caminho mais acertado para galgar um bom espaço no mercado. Mas como captar clientes na contabilidade em um mercado que pode parecer saturado? Como crescer apesar do poder reduzido de compra que assola o país? Listamos algumas estratégias que podem ajudar. Confira!

Você precisa atrair clientes?

Reflita: você precisa de novos clientes? Pode parecer fácil responder que sim. Mas permita-se realizar uma análise mais profunda, focada não apenas nas necessidades, mas nas capacidades de captação e manutenção de clientes no seu escritório.

Um negócio só chega ao sucesso se traçar planos estratégicos firmes. Para isso é preciso reconhecer suas próprias demandas, avaliando qual a fatia de mercado que sua empresa almeja conquistar.

O grande segredo? Nós contamos: é traçar planos que estejam dentro da capacidade administrativa e financeira da corporação. Não vale “atirar para todos os lados!”. A melhor saída é reconhecer as habilidades e limitações do seu escritório, dedicando-se a desenvolver uma publicidade que possa ser posta em prática.

Como atrair clientes para o escritório?

Se o diagnóstico gerou um resultado positivo e você está pronto para crescer, é hora de conhecer as melhores estratégias para aplicar ao seu escritório.

1. Entenda seu público

Quem é o cliente que você pretende atingir? No marketing, um princípio clássico é definir a persona para a qual seu negócio se destina. O desenvolvimento da persona começa no estudo público-alvo, até chegar a um perfil ideal, um esteriótipo de cliente para o qual os esforços da empresa estão voltados.

Definir uma persona ajuda a solidificar seus planos de ação, direcionando-os para o cliente que tem potencial real de fechar contrato com a sua empresa. Se o público-alvo for bem definido, é mais provável que as estratégias tenham sucesso.

2. Marque presença nas redes sociais

É claro que é importante ter um Facebook e talvez até um Twitter para a marca — afinal, esses são os canais mais modernos para fazer contato com o consumidor, ganhando proximidade com o cliente que está na rede mundial de computadores.

No entanto, as redes devem ser extremamente profissionais e tratar apenas de assuntos empresariais, ou o esforço pode surtir o efeito contrário, afastando sua persona. No entanto, não necessariamente uma empresa precisa divulgar repetidamente os mesmos serviços.

Uma boa prática é compartilhar conteúdo que seja interessante ao seu cliente em potencial e que esteja conectado com os serviços da sua empresa. Para fazer o marketing online, o indicado é que a empresa mantenha um blog e adote o LinkedIn.

3. Pratique e-mail marketing

Para manter os clientes do escritório ativos e conquistar novos consumidores em potencial, vale apostar no e-mail marketing. A técnica consiste em fazer divulgações e enviar novidades para os e-mails registrados na sua carteira de clientes. A estratégia também é cabível para divulgar seus serviços e atrair para o escritório de contabilidade personas que ainda não foram fidelizadas.

4. Produza marketing de conteúdo

Para captar clientes para seu escritório de contabilidade, a dica é apostar no inbound marketing. A publicidade por meio do conteúdo consiste em oferecer informações relevantes ao consumidor, contribuindo para a formação de clientes mais criteriosos e cientes do que estão adquirindo.

Para que isso funcione, o gestor precisa apostar em ferramentas na internet que descubram as palavras-chave mais atrativas para os seus leads. Depois, o ideal é desenvolver artigos e material gráfico em cima dos assuntos que mais chamam a atenção do consumidor. Essas são as chamadas técnicas de SEO.

5. Ofereça palestras

Um profissional que mantém um networking ativo e participa de eventos não só se torna mais qualificado, como aumenta suas chances de captação de clientes. Aproveitando-se das palestras corporativas, seu escritório pode promover eventos. Com isso, sua empresa consegue criar uma relação de afetividade com o consumidor potencial.

Com as dicas que listamos, você podre atrair clientes para o seu escritório, levar seus serviços para mais gente e obter um crescimento relevante no seu faturamento.

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