4 características do perfil de liderança em um escritório contábil

liderança no escritório contábil: líder em reuniao

Já reparou que a maioria das instituições educacionais sempre falam sobre a formação de profissionais com perfil de liderança? Isso acontece pela simples razão de que os resultados que uma empresa pode apresentar são grandemente influenciados por quem lidera os seus processos.

Cada produto ou serviço oferecido no mercado provém, geralmente, de um trabalho que é feito em equipe, dada a ocorrência de que mais e mais as pessoas acabam sendo especializadas em um tipo de tarefa. Por isso, o papel do gestor na equipe é um dos pontos cruciais para o sucesso de todo o grupo, pois é ele quem interliga as ações individuais para dar forma a um todo será entregue ao cliente.

Como o grau de responsabilidade de um gestor é elevado, resolvemos listar 4 características necessárias em um perfil de liderança, em especial nos escritórios de contabilidade, para que você que já tem essa função a desempenhe de forma mais eficiente ou para você que almeja esse tipo de atividade esteja pronto quando chegar lá.

1. Ter boa comunicação

É indispensável para quem vai gerenciar uma equipe a habilidade de se comunicar bem, e isso vai além de ser direto e claro. Na situação do contador ainda é requerido um bom atendimento ao público, já que este se relaciona com seus clientes e busca neles informações pedidas por alguém da equipe.

Uma boa comunicação requer do líder que ele conheça seus colaboradores e que deixe do lado de fora da empresa qualquer emoção desligada de profissionalismo, para que as abordagens, sejam elas para delegar ou analisar tarefas, sejam feitas de forma positiva e produtiva, pois tudo que será feito a partir desse momento terá o peso dessa interação.

2. Influência sobre a equipe

Muitos funcionários não têm tão bem desenvolvida uma inteligência emocional que permita apresentar o mesmo padrão de comportamento o expediente todo. Problemas pessoais ou conflitos dentro da empresa podem desmotivar indivíduos ou até todo um grupo. Nesse momento, o gestor deve apresentar uma postura de compromisso com as atividades, alimentando nas pessoas uma vontade de fazer o seu melhor.

A influência também deve participar na execução das tarefas, para que todas elas sejam coesas entre si quando participam de um mesmo projeto. Claro que cada funcionário pode dedicar sua individualidade no que está fazendo, mas isso deve ser feito sob a luz de uma proposta maior, que é mostrada pelo líder.

3. Dar feedbacks

É de grande relevância que os colaboradores tenham noção de como anda seu desempenho na empresa. Assim, é função do líder, ao colher os resultados, mostrar a cada um sua responsabilidade na produção. Se esta foi cumprida de forma positiva, deve-se de algum modo gerar um certo reconhecimento para que não haja desmotivação.

Caso haja um resultado negativo, o líder tem a incumbência de alertar da melhor forma o funcionário para que este possa corrigir erros e se sentir preparado para uma nova atribuição.

4. Reconhecer as necessidades do ambiente

Trabalhar em condições adequadas é primordial para uma alta produtividade. Assim, todos na equipe devem se sentir aptos a produzir, além de sentir que suas atividades tem real importância para o processo. Como exemplo disso pode ser citado o controle da temperatura do local, a boa funcionalidade dos instrumentos utilizados, disposição e organização das pessoas etc.

Nesse ponto é interessante que o gestor se mantenha atualizado ao que a tecnologia pode oferecer para a empresa no sentido de otimização das atividades.

Procurar recursos como Analista Fiscal Digital, plataforma que auxilia escritórios de contabilidade na área de tributação, deixando a disposição do contador toda a legislação federal e estadual para o cálculo de impostos a serem pagos, eliminando o tempo gasto com digitação manual, é essencial para a evolução dos trabalhos desempenhados.

Esperamos que essas informações sobre perfil de liderança sejam utilizadas como dicas para aplicar no seu dia a dia como gestor. Se quiser mais dicas sobre o mundo contábil, baixe esse ebook e se aprimore ainda mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *