Gestão de Pequenas Empresas, 7 dicas infalíveis!

gestão de pequenas empresas

A gestão de pequenas empresas pode parecer descomplicada, porém existem alguns pontos a serem observados para o seu negócio não ir por água abaixo. A Questor Sistemas separou algumas dicas promissoras que vão te auxiliar.

Crie um plano de negócios

O planejamento é parte importante em todos os aspectos da nossa vida e não seria diferente na gestão de pequenas empresas. O seu planejamento deve prever as ações a serem desenvolvidas, contendo os respectivos encarregados de cada ação e um cronograma. É importante manter o foco nas ações pré-determinadas, mas sempre observando o comportamento do mercado. Uma pequena empresa, por ser um barco menor é mais influenciável pelas mudanças na maré.

Utilize uma solução para gestão

O uso de uma ferramenta de gestão é muito importante, sua empresa não precisa de uma pilha de papéis perdidos, vários softwares e informações desencontradas. Um software desenvolvido para gestão de pequenas empresas, como o Questor Pequenas Empresas, vai evitar retrabalhos, entregar relatórios, auxiliar na tomada de decisões e transmitir seus dados; tornando a gestão do seu negócio mais efetiva. Com o uso de um ERP sua empresa vai apresentar uma redução nos custos operacionais, com a automatização de rotinas e integrar todas as informações em uma única solução.

Estude o mercado

Um bom entendimento do que está acontecendo no mercado vai ser um diferencial para o seu negócio. Mantenha sempre um olhar crítico sobre os seus concorrentes e sobre sua própria empresa; identifique falhas e pontos positivos, explore cada ponto que possa fazer sua empresa se destacar.

O Sebrae pode ajudar

Verifique em sua cidade as oportunidades para empreendedores que o SEBRAE disponibiliza, são cursos, workshops, consultorias, vários serviços especializados que irão ajudar no desenvolvimento do seu negócio e na criação de uma rede de contatos.

Proatividade

Não protele. Tome a frente das decisões, não deixe os problemas se acumularem, nesse caso o feito é melhor que o perfeito. Na gestão da sua pequena empresa, você deve resolver os problemas quando eles surgirem e manter o fluxo do seu negócio.

Mantenha sua equipe unida e motivada

Um dos cartões de visita da sua empresa são os seus funcionários. Ofereça treinamentos, oportunidades de desenvolvimento, use o método da cumbuca, invista seu tempo para que os seus funcionários sejam estimulados e ofereçam sempre o melhor em atendimento.

Invista em Marketing

Faça com que sua empresa seja notada. Os clientes precisam chegar até a sua empresa para perceber os diferenciais dela, não é? Aposte nas redes sociais, invista em facebook, LinkedIn e Instagram, mantenha um fluxo de postagens, descubra os assuntos de interesse dos seus clientes.

 

 

Com o Questor Pequenas Empresas você tem uma solução completa para seu negócio e por um preço justo, solicite uma demonstração.

Gostou das nossas dicas? Acompanhe nosso blog e fique por dentro das dicas da Questor para facilitar as rotinas da sua empresa!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *