5 vantagens do home office para escritório de contabilidade!

O home office é uma modalidade de trabalho que já faz parte da rotina de muitos trabalhadores, especialmente daqueles que desempenham suas funções em grandes metrópoles e que têm uma atividade que permite uma atuação mais dinâmica.

Nesse sentido, muitos profissionais, como contadores, advogados e outros prestadores de serviços, optaram pelo home office. Além disso, grandes empresas também adotam esse tipo de trabalho, trazendo maior flexibilidade para os seus colaboradores.

Neste artigo, elencamos 5 vantagens dessa modalidade para o escritório de contabilidade, com dicas que vão ajudá-lo a identificar se esse é um bom modelo de negócio para você. Confira!

1. Otimização do tempo

Sem dúvidas, a otimização do tempo é uma das grandes vantagens da modalidade de trabalho em home office. O profissional que trabalha em casa elimina a perda de tempo com deslocamentos diários até o local de trabalho, o que, em muitos casos, pode representar até duas horas do dia.

Se você trabalha longe de casa e depende de transportes públicos ou passa muito tempo dentro do carro, vale a pena avaliar a viabilidade de exercer suas atividades de casa. Além disso, o tempo que você ganha pode ser direcionado para outras funções.

2. Redução de custos

A redução de custos é outra vantagem do home office. A manutenção e todos os custos relacionados à estrutura de um escritório são relativamente altos e significativamente reduzidos quando a atividade é exercida em casa.

Além dos custos do escritório e de toda a infraestrutura, o profissional diminuirá algumas despesas, como alimentação, vale-transporte, combustível e outras relacionadas ao deslocamento e à rotina comum de quem trabalha longe de casa.

3. Flexibilidade de horários

A flexibilidade de horários é uma das vantagens que mais atraem os profissionais que desejam trabalhar em home office. De fato, o profissional que trabalha em casa tem mais liberdade para organizar seus horários e programar sua rotina. Entretanto, é preciso estar atento e saber dividir as tarefas.

É necessário tomar muito cuidado para não confundir as obrigações profissionais com as domésticas, o que pode ser prejudicial para o seu trabalho. Além disso, é extremamente importante manter uma rotina e ser fiel a ela.

4. Conveniência

O trabalho em home office traz uma conveniência muito grande para o profissional, uma vez que é possível trabalhar em qualquer horário, estando disponível para atendimento ao cliente praticamente 24 horas por dia, reforçando a ideia de versatilidade, flexibilidade e disponibilidade que já citamos.

Muitas vezes, quando o profissional depende da infraestrutura de um escritório, ele tem mais dificuldades de estar disponível para acessar dados e prestar informações ao cliente.

5. Qualidade de vida

Com o desenvolvimento do trabalho remoto, o colaborador consegue conviver mais com a família, tem uma alimentação mais saudável (já que faz as refeições em casa) e até aproveita o tempo livre para praticar atividades físicas ou dedicar-se a algum entretenimento.

Com mais qualidade de vida e tranquilidade, consequentemente, o profissional consegue produzir melhor.

Todavia, é importante destacar que quem trabalha em home office pode se deparar com algumas dificuldades, tendo em vista que é necessário ter um ambiente de trabalho bem preparado e ser extremamente organizado, focado e concentrado.

As atividades contábeis exigem muita atenção e concentração, por isso, o trabalho remoto pode não ser uma boa opção para alguns perfis de profissionais.

Além disso, é essencial estabelecer metas e estar disponível para atender o cliente. Se você vai atendê-lo em casa, tenha em mente que o espaço precisa estar preparado para isso, caso contrário, você terá que pensar em uma alternativa.

Gostou deste artigo sobre home office? Então, compartilhe-o nas redes sociais e ajude outros profissionais a conhecerem mais sobre o trabalho remoto e suas vantagens.