Aplicativo “Nota Fiscal Fácil” é lançado para simplificar a emissão de documentos fiscais

O Aplicativo “Nota Fiscal Fácil” é uma solução móvel, que visa simplificar a emissão de documentos fiscais eletrônicos no Brasil.

Inicialmente, o projeto engloba os Transportadores Autônomos de Cargas (TAC), que poderão solicitar a emissão dos documentos fiscais relativos às prestações de serviços de transporte rodoviário de cargas em dispositivos móveis, de uma forma intuitiva, ágil e simples. Nas etapas seguintes, serão contemplados os produtores rurais e micro e pequeno varejo.

Através do aplicativo, serão coletadas todas as informações necessárias para a emissão dos documentos fiscais eletrônicos, deixando as complexidades sob a responsabilidade de um sistema centralizado (Portal da Nota Fiscal Fácil – NFF), sem abrir mão da qualidade das informações prestadas.

Dentre os principais benefícios da medida, destaca-se o estímulo à formalização e ao desenvolvimento econômico, a melhora da competitividade, a redução da burocracia e de custos, e a simplificação extrema no cumprimento das obrigações acessórias.

Premissas da Nota Fiscal Fácil – NFF:

  • Poucos campos e simplicidade de uso;
  • Serão informados apenas os dados necessários para descrever a operação ou prestação;
  • Aplicativo de emissão colocado à disposição pelo fisco para ser executado em dispositivos móveis;
  • Documento auxiliar puramente digital, consultado no Portal Nacional da NFF;
  • Mínima interferência com as aplicações autorizadoras das Secretarias da Fazenda;

Fonte: Sefaz/ Receita Estadual RS.