Consultoria contábil: sua empresa de contabilidade pode ser uma!

Consultoria contábil: Pessoas em reunião de empresa

Em um mercado tão concorrido, cada vez mais as empresas têm a necessidade de aprender estratégias para se diferenciar dos seus concorrentes. No entanto, para que isso seja uma boa oportunidade é importante que os números e indicadores sejam analisados. Nesse momento, percebe-se a importância da consultoria contábil.

Hoje, os escritórios contábeis são mais do que meros responsáveis pela apuração dos impostos, suas funções modernizaram-se e atuam como suporte na área gerencial das organizações.

Se você está pensando em entrar no ramo de consultoria contábil, não deixe de ler este post. Trouxemos informações essenciais para o seu empreendimento!

O que é consultoria contábil?

As atividades de um consultor destinam-se a orientar os gestores na tomada de decisão, a fim de obter os melhores resultados para o seu negócio.

Nas atividades contábeis, esse profissional destinará seu tempo na orientação dos empresários quanto ao controle dos valores que a empresa arrecada, ao planejamento dos custos e despesas e administração dos investimentos, assim como estudo do enquadramento tributário.

Como seu escritório contábil pode se tornar uma consultoria?

Para que seu atual escritório contábil torne-se uma consultoria na área, é preciso alguns investimentos, não especificamente investimentos físicos, mas sim, em conhecimento.

Uma consultoria eficiente consegue auxiliar seus clientes em diversas áreas, por isso, para que você seja bom nesse mercado, é preciso ter compreensão de diversos assuntos e contar com uma equipe especializada nas diversas áreas de atuação, seja tributária, contábil ou trabalhista.

Para se destacar no mercado e possuir um diferencial estratégico, é preciso investir no seu conhecimento. Faça cursos de reciclagem e atualização, já que a legislação contábil é constantemente atualizada e novas obrigações são exigidas a cada dia.

Aposte também no capital humano de seu escritório, traçando uma estratégia de cursos e treinamentos para seus funcionários, objetivando melhorar os serviços por eles prestados e a imagem de seu escritório junto aos seus clientes.

Você poderá também utilizar o conhecimento como uma opção a mais para seu escritório, focando em determinados nichos de mercado, como prestadoras de serviços, franquias ou pequenas e microempresas.

O que uma consultoria contábil deve oferecer?

Algumas das principais preocupações dentro das empresas estão voltadas para os altos valores pagos com os impostos e com a necessidade de uma gestão financeira eficaz. O contador é a pessoa indicada e capacitada para realizar esse estudo.

O consultor deve prestar um serviço personalizado para cada um de seus clientes, analisando individualmente a realidade de cada empreendimento.

O contador consultor ajudará suas empresas clientes a entender o cenário atual do mercado, traçando metas para a melhoria dos resultados. Em muitas situações, esses consultores são as únicas pessoas que orientam o empresário.

Realizar junto ao gestor uma análise de qual regime tributário é a melhor forma de compreender suas aspirações e demonstrar a ele a importância do seu trabalho. Um profissional dessa área conseguirá reduzir os custos com os tributos, mantendo a empresa dentro da regularidade fiscal.

Quanto à gestão financeira, o principal desafio é conseguir fazer com o que empreendedor visualize os processos além do interno, fazendo projeções futuras levando em conta as oscilações do mercado.

A consultoria contábil reestruturará alguns processos com o intuito de manter a qualidade dos produtos, reduzindo os custos e alavancando os resultados. A assessoria oferecida pela empresa de contabilidade gera economia para o cliente, que poderá reduzir custos para investir em áreas que gerarão crescimento.

Começar um novo negócio ou exercer uma nova tarefa sempre requer cuidados, muitos anseios e expectativas. Contudo, é preciso tempo, ter um software que lhe proporcione realizar a efetiva analise necessária e muito estudo para se aperfeiçoar no ramo escolhido e obter sucesso.

Gostou do nosso post sobre consultoria contábil? Aumente sua produtividade e aperfeiçoe seus conhecimentos. Assine nossa newsletter e recebe conteúdos exclusivos direto no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *