
Nova funcionalidade com Inteligência Artificial, desenvolvida pela Questor Sistemas, ajuda contadores e empresas a ganharem agilidade e segurança na entrega dos eventos EFD-Reinf
A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e é considerada uma das obrigações mais importantes atualmente nas rotinas fiscais.
Entretanto, a constante atualização dos layouts e a rigidez das regras de validação exigem atenção técnica redobrada dos profissionais, pois qualquer falha pode gerar consequências, como multas e atrasos nas entregas.
Neste artigo, você confere o que é a EFD-Reinf, quais os riscos de não cumprir os requisitos e como a Inteligência Artificial pode ser utilizada para apoiar empresas nesse processo.
O que é a EFD-Reinf?
A EFD-Reinf é um dos módulos do SPED e foi criada para complementar as informações prestadas no eSocial. A obrigação trata da escrituração de rendimentos pagos e retenções de tributos, como INSS, IR, CSLL, PIS e Cofins, especialmente quando não envolvem relação de trabalho.
Mais informações no Manual de Orientações: http://sped.rfb.gov.br/estatico/10/94F741E3480D404FCC383FE8161193FB148858/Manual%20da%20EFD-Reinf%20vers%c3%a3o%201.5.1.pdf
Quando deve ser entregue a EFD-Reinf?
Entregue a EFD-Reinf até o dia 15 de cada mês e recolha os tributos até o dia 20. Quando o dia 15 coincidir com feriados ou finais de semana, prorrogue o prazo para o primeiro dia útil subsequente.
Multas e penalidades para quem não entrega corretamente
O não cumprimento da obrigação pode gerar penalidades, conforme o Art. 7º da Instrução Normativa RFB nº 2.043/2021:
- Multa por atraso ou não entrega: 2% ao mês-calendário ou fração, incidente sobre o valor total dos tributos informados na EFD-Reinf, ainda que já pagos, limitada a 20% desse montante.
- Multa por informações incorretas ou omitidas: R$ 20,00 para cada grupo de 10 informações incorretas ou omitidas.
- Multa mínima: R$ 500,00 para pessoas jurídicas em geral; com reduções previstas para MEI, ME e EPP optantes pelo Simples Nacional.
Além das sanções financeiras, o envio com erros compromete a consistência da base de dados junto à Receita Federal. O que pode impactar declarações futuras e o relacionamento com o Fisco.
Como a Inteligência Artificial pode ajudar na rotina fiscal
Para reduzir riscos e tornar o processo mais ágil e confiável, além de oferecer um ambiente centralizado para envio de todas as informações da obrigação, na Área de Trabalho EDF-Reinf, a Questor Sistemas lançou uma nova funcionalidade com Inteligência Artificial integrada à EFD-Reinf.
A ferramenta atua diretamente na análise dos eventos antes da entrega, com foco em:
- Realizar diagnósticos automáticos com base nas regras da Receita Federal;
- Identificar inconsistências técnicas com clareza;
- Sugerir ajustes nos dados antes da transmissão oficial;
- Aprimorar continuamente com base na experiência de uso.

Em síntese, a IA da EFD-Reinf funciona como um apoio técnico adicional dentro do próprio sistema, contribuindo para a conformidade sem exigir o deslocamento do usuário para outras
Assim, para saber mais sobre a nova funcionalidade da IA da EFD-Reinf no sistema Questor, acesse [docs.questor.com.br] ou entre em contato com nossa equipe.
Ainda não é cliente Questor e se interessou pela novidade? Entre em contato!
Conheça a IA integrada da Questor: Inteligência Artificial da Questor: suporte técnico, dentro do sistema, a qualquer momento com a nova IA